quarta-feira, 1 de julho de 2009

Leilão por uma vida tão ordinária quanto a sua

Relutei em tocar no assunto e falar nesse tema batido e que a impresa esta explorando com exaustão, mas não posso negar que a morte de uma celebridade como o Michael Jackson vira assunto mesmo quando você não quer. Uma das melhores lembranças da minha infância era quando moravamos em outro bairro perto da casa da minha por parte de pai e meu tio que era uns 4 anos mais velho que eu, imitava o Michael Jackson com aqueles passos legais que todo mundo tentou imitar mas poucos assumem. Ele era o Jonélio Jackson e chegou a fazer apresentações em gincanas em alguma escola pública do bairro. Era hilário mas é uma recordação boa que tenho, era divertido ver meu tio e logo tive interesse pela tal música do cara que chamavam de rei do pop. Também lembro da empolgação de jogar Moonwalker no megadrive, onde nosso herói vencia os inimigos com os seus famigerados passos de dança, e isso sem falar do antológico desenho dos Jackson 5 que se não me engano era exibido na manchete. Bons tempos? sim...mas e dai que Michael Jackson morreu? muita gente que a música importava e me motivou a montar uma banda também morreu, Lux Interior do Cramps, Ron Asheton dos Stooges, Syd Barret do Pink Floyd, o ex Beatle, George Harrison e logo 3 integrantes do Ramones, mas e dai? eu não conheci nenhum deles e a vida de alguém conhecido é mais valiosa do que a de um zé ninguém que vive pra trabalhar e encher a barriga dos seus 9 filhos? Michael Jackson é musicalmente relevante do Thriller pra baixo, depois disso ele no máximo lançou uma musiquinha boa aqui e ali com seus singles e clipes megaproduzidos, tendo se tornado uma caricatura dele mesmo e sendo sufocado pela mídia que um dia colocou o mesmo no topo e agora antes de sua morte, tratava de escândalos que sinceramente nunca foram do meu interesse ter a certeza se as acusações sobre pedofilia eram verdadeiras ou não, coisa que eu nunca duvidei assim como nunca duvidei da possibilidade que tudo poderia ser uma jogada pra pegar grana do cara. Mas qual a importância disso tudo? vejo o espetaculo que se tornou a morte de um cara que porque vendeu discos e era conhecido no mundo todo se tornou uma grande perda, mas nunca vai sair da minha cabeça que toda perda é perda e acabou!! que sua vida ou a minha é menos relevante porque não somos astros do pop? o povo morre e vira número, estatistica, celebridade se torna uma especie de Deus. Acho do caralho essa lógica que as pessoas tem, é de um sadismo e escrotidão desumanos, alguém morre e vira santo, recebe homenagens, honras e fica com todo mérito, mas quando o cara ta vivo alguém lembra? lembra pra falar mal ? não tenho interesse de defender Michael Jackson e nem de homenagear ele, morreu! ja era! ele cagava como todo mundo e eu nunca tomei nem ao menos um cafezinho com ele pra abrir a boca pra falar que foi uma grande perda, e quanto a música...bem, a meu ver, não perdeu nada pois ele não tava fazendo discos que prestassem, sem falar que muito do mérito dos grandes discos solos dele também tem o dedo forte do produtor e parceiro Quincy Jones, pois o cara não fez tudo sozinho e desmerecer o cara que produziu e foi tão importante quanto o próprio Michael na criação de um disco como thriller por exemplo é ser ingênuo e desinformado. os Jackson 5 eram um grupo, portanto os irmãos Jackson também merecem os créditos nisso. O cara mudou a música pop mas não foi sozinho, tinha gente com ele ajudando que fez um bom trabalho em conjunto com o tal rei do pop e isso merece uma menção. As letras sempre foram fracas e o discurso do nosso amiguinho albino sempre foi piegas, e se ele tem um espaço e importância na historia da música era pelo seu passado, pois no presente ele não passava de um prato cheio pra estampar capas de tablóides. Quero ver no dia que o fã morrer quem é vai chorar, no máximo recebe uma homenagem caça-níquel do artista que se diz sensibilizado com a morte e faz uma musiquinha meia boca sobre a perda do fã pra vender disco e lotar shows pra mais fãs desprovidos de senso critico e bom senso. Respeito o trabalho dele e de tantos outros que fizeram poucos ou muitos discos importantes pra historia da música, mas me importo com a música, as pessoas por trás dela não me interessam e eu não dou a mínima se estão morrendo ou não. Temos hospitais lotados de gente morrendo sem a porra de um plano de saúde mas isso não importa quando Michael Jackson morre ? eu sei que não to falando nenhuma novidade mas qual é a novidade sobre o thriller ter sido o disco mais vendido da história? o preço disso foi uma vida que vendeu mais do que a música tornando a vida do cara uma novela perturbada com roteiro besta e que cairia bem numa novela mexicana. Michael! eles não ligam pra gente! e eu não ligo pra eles e muito menos pra você!

5 comentários:

Hot Cherry! disse...

Blah

Élison disse...

Igor, o Polêmico!
haahahahahah

Por mais que você relute, o Michael foi um mito no que fez, um ícone, mudou todo um estilo, melhor que todos seus antecessores e humilha os sucessores. The King of Pop.

Cla disse...

Who's bad?hehe

Yargo disse...

moonwalk o jogo era muito massa...eu jogava o do supernes

mermão axo tua analogia muito parecida com a ideia q eu tenho do rei roberto...que vive a sombra do passado...me diz uma musica dele depois do auge?
e se ele morresse hj?

bem semelhante...otima coluna..

Márcia Leite. disse...

Teus textos são massa! Vi seu blog através do blog de Clarissa.

Quanto ao Michael, o que mais me impressiona é o fato de morrer um cara que nem ser humano parece. Sabe gente de carne, osso, sangue e vísceras? Gente que a gente esbarra por aí, troca uma idéia e toma uma cerveja? Ele parece de outro mundo, e talvez seja. Ou esse mundo é muito estranho mesmo e eu ainda esteja assimilando.